Mais de 160 alunos recebem certificado do PROERD

Home | Boletins

Município de Salto do Lontra PR
05/08/2025
O Centro de Eventos de Salto do Lontra ficou lotado na manhã desta terça-feira, 05, para a formatura do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, deste ano de 2025.
A cerimônia contou com a presença dos alunos, autoridades, professores, pais, familiares e pessoas da comunidade.
Ao todo 166 alunos de dez turmas do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino receberam os certificados. Eles tiveram dez encontros - um por semana, com a instrutora Soldado Jaqueline Rocha.
Nesta formatura também se comemorou os 23 anos de aplicação do Programa em Salto do Lontra, graças à parceria entre Polícia Militar e Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação.
A filosofia do Proerd consiste em prevenir o uso de drogas entre crianças e adolescentes, resistir às pressões de amigos e outros, reforçando sua autoestima, além de desenvolver lições de cidadania.
Como parte das atividades em sala de aula, cada aluno produziu uma redação demonstrando seus conhecimentos adquiridos durante o curso. Posteriormente foi escolhido o texto de um aluno por turma para a solenidade de formatura, por melhor retratarem o que significou o Proerd em suas vidas, e na sequência foram escolhidas duas redações para serem lidas ao púbico. Os alunos que tiveram suas redações escolhidas ganharam um leãozinho de pelúcia (mascote do Proerd).
Durante a solenidade também houve pronunciamentos das autoridades e juramento dos alunos assumindo o compromisso de ficarem longe das drogas e da prática de violência.
Ao final, todos receberam o certificado.
A formatura do Proerd contou com a presença do Secretário de Administração do Município, Tarcísio da Rosa representando o Prefeito Fernando Cadore e a Vice-Prefeita Ana Madruga que cumprem agenda neste início de semana em Curitiba, o Comandante do 3º Pelotão da 2ª Cia BPEC – Tenente Lucas Haesbaert Machado, representando o Pelotão da Polícia Militar de Salto do Lontra, Soldado Castro, representando os Policiais da Patrulha Escolar e Proerd, 3º Sargento Anater, Secretária Municipal de Educação, Edinéia Dalabarba Bello, Presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Ravanelli, representando o Corpo de Bombeiros, 3º Sargento Guilherme, Presidente do Conselho Tutelar, Rosangela da Silva, Presidente da Associação Comercial e Empresarial, Humberto Manfroi Maria, e Pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Luiz Cecílio.
PROERD
O Proerd é aplicado por policiais militares que são selecionados e formados por profissionais da área de educação, onde atuam em sala de aula em um período letivo, uma vez por semana, durante uma hora aula, sendo desenvolvido em dez lições.
O programa é aplicado em parceria com o Município, a Secretaria de Educação e as Escolas. No currículo do 5º ano as crianças aprendem como dizer não às drogas e o mal que estas causam no organismo, e também diz não à violência, como por exemplo, o bullying.
Compartilhe:
Mapa do Site
Galeria de fotos