Salto do Lontra recebe comitiva da Secretaria de Turismo do Paraná

19/04/2024
O Prefeito de Salto do Lontra, Fernando Cadore juntamente com secretários e diretores de departamentos municipais receberam na tarde desta quinta-feira, 18, uma comitiva da Secretaria de Turismo do Paraná (Setu).
Na oportunidade estiveram visitando alguns pontos turísticos da cidade, dentre os quais, o Saltão, na comunidade de Linha Toscan, interior do município.
A Diretora Geral da Secretaria do Turismo, Camila Artagão destacou a beleza do Saltão. “O lugar que vocês trouxeram a gente é incrível. Estamos trabalhando muito na questão do turismo responsável, os atrativos ligados à natureza. Então aqui a gente pode ver nitidamente que a natureza está muito bem conservada, qualquer investimento que você fizer, você vai preservar” e acrescentou “o nosso objetivo com as jornadas turísticas é conhecer os atrativos, conhecer esse potencial, saber como funciona, escutar a população, escutar os gestores municipais para saber como podemos ajudar, o que é necessário para desenvolver o turismo nas regiões” finalizou.
A comitiva estadual contou ainda com a presença da coordenadora de promoção e inovação da secretaria do turismo Sandra Negrini, assessora técnica Alessandra de Paula Xavier, assessor de imprensa Lucas Franco, residente técnico Lucas Zani, do administrativo Geovana da Silva Francisco, e Adriano Radaelli da governança do turismo Vales do Iguaçu da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná.
O Prefeito Fernando Cadore destacou a importância da visita desta comitiva da Secretaria do Turismo do Paraná ao município. “Um momento muito especial. Recebemos uma encorpada comitiva da Secretaria de Turismo do Estado do Paraná e podemos estar visitando pontos turísticos da nossa cidade, especialmente o nosso majestoso Saltão. Impressionou os nossos visitantes e a gente cada vez que vem aqui até se emociona da beleza natural que temos, esse grande presente que nós ganhamos da natureza, esse local maravilhoso, esplêndido”.
Fernando comentou também sobre possíveis futuros investimentos. “Temos a possibilidade de importantes investimentos nesse local. Claro que passa ainda por aprovações, por liberações, por autorizações, mas tudo isso está sendo trabalhado com muita calma, com muita cautela. É um recurso importante que o deputado Vermelho aportou junto ao Ministério do Turismo e nós temos a expectativa que consigamos todas essas liberações para que a gente possa implantar no Saltão um belo sistema de visitação. Um local ainda mais aprazível que certamente será referência em toda a nossa região para recebermos turistas de todos os locais” finalizou.
Além do prefeito Fernando Cadore a receptação aos visitantes foi feita também pela secretária de educação Geovana Techio Lopes Belica, diretora do departamento de indústria, comércio e turismo Marina Costa, diretora do departamento de projetos Lilian Depieri, diretor do departamento de agricultura e meio ambiente Roberto Carlos Lucietto, secretária de assistência social e cidadania Márcia Franz e diretora do departamento de recursos humanos Andressa Gemeria.
A visita da comitiva da Secretaria de Turismo do Paraná ao município de Salto do Lontra faz parte também da agenda do primeiro encontro Regiões Turísticas 2024 promovido pela pasta nesta semana em Pato Branco.
Técnicos da Secretaria do Turismo e do Viaje Paraná atuam diretamente com os agentes de turismo e gestores municipais em uma imersão, com capacitações, rodadas de negócios e apresentações de cases.
A solenidade oficial acontece nesta sexta-feira com a presença de autoridades do Estado, palestras e oficinas.
O foco é fortalecer a Região Turística Vales do Iguaçu, que envolve 22 municípios, e ampliar a rede de profissionais que atuam na região. Estão sendo envolvidos gestores municipais e empresários do setor para que identifiquem o potencial de mercado suas atividades turísticas.
A iniciativa também conta com apoio da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná.
Além de Salto do Lontra durante a semana atividades práticas foram realizadas em outros municípios da região, envolvendo não apenas atrativos, mas também a culinária local.