Parabéns Salto do Lontra – 60 anos

18/02/2024
Salto do Lontra – terra de gente simples, humilde e hospitaleira. De um povo arrojado e trabalhador. Neste domingo, 18 de fevereiro, o município completa 60 anos de emancipação político/administrativa. São seis décadas de uma linda história de luta e progresso. Um lugar para se viver com tranquilidade e qualidade de vida, que a cada ano vem se tornando destaque regional.
E para comemorar o aniversário, neste sábado, dia 17, foi realizada uma programação especial na Praça Central. Teve shows musicais com Banda Indústria Musical, Darci Correia, Zé Alexandre, Zé Carlos e Cristiano, e artistas locais (Miguel e Everaldo, Ednilso e Eduardo, Musical Essência, Pedro Veroneze -Majestate, Junior Henrique, e Mix A 3). Apresentação de documentário da História do Município, videoclipes - um deles mostrando pontos turísticos da cidade e outro retratando a história do Ballet em Salto do Lontra, pronunciamentos de autoridades, benção religiosa, os parabéns e show de fogos.
Foram montados brinquedos infláveis para as crianças, oferecido algodão doce e pipoca, de graça.
A praça de alimentação (os lanches) ficou a cargo dos Centros Municipais de Educação Infantil (Creches) e o valor arrecadado será todo revertido para as próprias instituições de ensino.
A programação aconteceu também através da Lei Paulo Gustavo que entrou em vigor no dia 08 julho de 2022, a qual prevê subsídio financeiro a projetos culturais.
O Prefeito Fernando Cadore destacou o crescimento e o desenvolvimento do município ao longo destes 60 anos. Ele disse que desde os pioneiros, ao longo dos anos, cada um ao seu tempo deu a sua contribuição para fazer o Salto do Lontra de hoje, uma cidade com destaque em toda a região e que a cada dia segue trilhando o rumo do progresso. Fernando também agradeceu e parabenizou a toda população por mais este aniversário do município.
Também estiveram presentes no evento os Vereadores, Joel Piekler e Ladair Casanova Cavilha (Sócrates), Pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, Padre Deocir Poletti, Pastor da Igreja Assembleia de Deus, Luiz Cecílio (representando as Igrejas Evangélicas do Município), Cabo Jacir Tertuliano da Silva (representado o 3º Pelotão da Polícia Militar) e a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Geovana Téchio Lopes Belica representando os membros da Comissão Organizadora (Secretária de Saúde, Elaine Gonçalves, Secretária de Assistência Social e Cidadania, Márcia Franz, Diretor do Departamento de Obras, Tarcísio da Rosa, Diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, Roberto Carlos Lucietto, Diretora do Departamento de Recursos Humanos, Andressa Geremia, Diretora do Departamento de Indústria, Comércio e Turismo, Marina Costa, Diretor do Departamento de Urbanismo, Bruno de Campos e Diretor do Departamento Rodoviário, Valtair Laurindo).
SALTO DO LONTRA
Em 1961, de acordo com a Lei nº 92 de agosto do mesmo ano, a vila de Salto do Lontra foi elevada à categoria de Distrito, pertencente à Francisco Beltrão. Três anos depois, foi elevada à categoria de Município pela Lei nº 4.823 de 18 de fevereiro de 1964. A instalação ocorreu dia 13 de dezembro do mesmo ano, data em que foi empossada a primeira Câmara Municipal e o primeiro prefeito eleito, Wilson José da Silva Nunes. Em 1986, Salto do Lontra foi elevada a Comarca, criada pela lei municipal 8.280/86.