Realizada Conferência Municipal da Cultura

04/10/2023
Com o tema Democracia e Direito à Cultura foi realizada nesta quarta-feira, 04, a Conferência Municipal da Cultura no Centro de Eventos em Salto do Lontra.
Na abertura houve pronunciamentos do Prefeito Fernando Cadore e da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Geovana Techio Lopes Belica.
Em seguida apresentações de música com alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e da Escola Musicomania, através do professor Valdinei Risso, e também apresentação de ballet por meio da Escola Ballet Balance.
Posteriormente, a secretária Geovana Techio Lopes Belica fez uma explanação sobre a importância do fomento da cultura nos municípios e logo após os participantes se reuniram em grupos para discutir sugestões em relação ao tema central baseadas em seis eixos temáticos:
Eixo I – Instirucionalização, marcos legais e sistema nacional de cultura;
Eixo II – Democratização do acesso à cultura e participação social;
Eixo III – Identidade, patrimônio e memória;
Eixo IV – Diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política cultural;
Eixo V – Economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade;
Eixo VI – Direito as artes e linguagens digitais.
Ao final foram selecionadas as propostas e escolhidos os delegados para a Conferência Estadual da Cultura.