Escola de Barra do Lontra realiza II Festa das Sementes Crioulas

23/08/2023
O Diretor do Departamento Municipal de Agricultura de Salto do Lontra, Roberto Carlos Lucietto (Beto) participou nesta quarta-feira, 23, da II Festa das Sementes Crioulas promovida pela Escola Estadual do Campo de Barra do Lontra. Foi na própria sede da instituição de ensino tendo como tema: “troque sementes, multiplique vidas”.
Beto parabenizou o diretor da escola - professor Arlei Bertuol, a comunidade escolar e todos que participaram e ajudaram na realização do evento. Ele também enalteceu a importância desta iniciativa.
O Diretor da Escola, professor Arlei Bertuol agradeceu aos parceiros do evento, e a todos que participaram e ajudaram na realização da II Festa das Sementes Crioulas.
O Chefe do Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos, Dirsio Ferreira da Silva esteve presente e parabenizou a Escola do Campo de Barra do Lontra pela realização e a excelente organização da II Festa das Sementes Crioulas.
O evento iniciou logo cedo, às 07h30, com a recepção aos estudantes, pais e comunidade em geral.
Às 08h00 teve a abertura e em seguida apresentações culturais. Na sequência, histórico da localidade de Barra do Lontra e uso das sementes crioulas com seu Maurício Carenhatto (pioneiro da comunidade).
Após foi servido café da manhã e em seguida iniciaram as oficinas:
- A história da festa das sementes crioulas na região Sudoeste do Paraná – Professor Dr. Carlos A. Bonamigo (Unioeste);
- O cuidado com as sementes e o trabalho das mulheres na história – Professora Dra. Cecília M. Ghedini (Unioeste);
- Homeopatia ocular na agricultura – Elizangela Loss (Engenheira Agrônoma da Assessoar);
- Plantas Medicinais – Coletivo AMARBEM.
Próximo ao meio dia houve a troca das sementes.
O evento contou com a parceira da Unioeste, Assessoar, Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos e Cresol.