Mais de 150 alunos recebem certificado do Proerd

07/06/2023
Com a presença de autoridades, alunos, professores, pais e familiares, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 07, no Centro de Eventos de Salto do Lontra, a formatura do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.
Mais de 150 alunos de dez turmas do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino receberam os certificados. Eles tiveram dez encontros - um por semana, com a instrutora Soldado Jaqueline Rocha.
A filosofia do Proerd consiste em prevenir o uso de drogas entre crianças e adolescentes, resistir às pressões de amigos e outros, reforçando sua autoestima, além de desenvolver lições de cidadania.
Como parte das atividades em sala de aula, cada aluno produziu uma redação demonstrando seus conhecimentos adquiridos durante o curso. Posteriormente foi escolhido o texto de um aluno por turma para a solenidade de formatura, por melhor retratarem o que significou o Proerd em suas vidas, e na sequência foram escolhidas duas redações para serem lidas ao púbico. Os alunos que tiveram suas redações escolhidas ganharam um leãozinho de pelúcia (mascote do Proerd).
Durante a solenidade também houve pronunciamentos das autoridades e juramento dos alunos assumindo o compromisso de ficarem longe das drogas e da prática de violência.
Ao final, todos receberam o certificado.
A formatura do Proerd contou com a presença do prefeito Fernando Cadore, segunda sargento Clariceia representando o comandante do 3º Pelotão da 2ª Cia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária - o primeiro tenente Lucas Habsbaert Machado, representando a Câmara Municipal, vereador André Nava (Navinha), secretária municipal de educação Geovana Techio Lopes Belica, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Salto do Lontra e Nova Esperança do Sudoeste, Edinéia Benini, presidente do Conselho Tutelar, Ana Cardozo de Almeida, representando todos os policiais da Patrulha Escolar, cabo Anater, comandante do 3º Pelotão da Polícia Militar de Salto do Lontra - segundo sargento Ademir Anhaia, além de outros policiais militares.
PROERD
O Proerd é aplicado por policiais militares que são selecionados e formados por profissionais da área de educação, onde atuam em sala de aula em um período letivo, uma vez por semana, durante uma hora aula, sendo desenvolvido em dez lições.
O programa é aplicado em parceria com o Município, a Secretaria de Educação e as Escolas. No currículo do 5º ano as crianças aprendem como dizer não às drogas e o mal que estas causam no organismo, e também diz não à violência, como por exemplo, o bullying.