Administração Municipal destaca Programa Olho D’Água no Dia Mundial do Meio Ambiente

06/06/2023
Nesta segunda-feira, 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, alunos do 5º ano da Escola Municipal Carmelo Scotton, do Bairro Itaipu, estiveram na propriedade do senhor Divo Laurindo Cachoeira, na comunidade de Santa Terezinha, interior de Salto do Lontra, realizando o plantio de mudas de árvores nativas em uma fonte de água onde foi feita a proteção há alguns dias através do Programa Municipal Olho D’Água.
Tal Programa foi criado na atual gestão (2021/2024) através do Departamento Municipal de Agricultura. A iniciativa, que conta com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), visa recuperar e preservar fontes de água a fim de garantir o abastecimento nas propriedades rurais em especial para o consumo humano, mas também para os animais.
A proteção das fontes é feita por meio da técnica de uso do solo cimento, propiciando melhores condições de uso do recurso hídrico. Em seguida, é solicitado junto aos viveiros de mudas do Instituto Água e Terra (IAT), mudas nativas para repovoar as áreas próximas da fonte.
De acordo com o Diretor do Departamento de Agricultura e de Meio Ambiente, Roberto Carlos Lucietto “por meio do Programa Olho D’Água já fizemos a proteção de dezenas de fontes no interior do nosso município, melhorando a qualidade de vida dos agricultores. Neste Dia Mundial do Meio Ambiente gostaríamos de enaltecer a importância deste trabalho que vem sendo feito na atual gestão, além de outras ações que também são realizadas no dia a dia” e acrescentou “os agricultores interessados em fazer a proteção de fonte de água podem vir ao Departamento de Agricultura e de Meio Ambiente ou ligar no telefone 3538-1987 que estaremos agendando conforme o cronograma” finalizou.
O Prefeito Fernando Cadore disse que “o Programa Olha D’Água visa proporcionar mais saúde e qualidade de vida aos nossos agricultores, além da questão também tão importante que é preservação ambiental. Sabemos o quanto é importante ter água, e em especial água de qualidade em uma propriedade rural, por isso, criamos já no início da nossa gestão este Programa que vem dando resultados muito positivos” comentou.
Nesta segunda-feira, 05 de junho, foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, chama a atenção para a conscientização e preservação ambiental.