Produtores participam de reunião sobre sanidade animal e vegetal

30/03/2023
Vários produtores rurais estiveram na tarde desta quarta-feira, 29, no Centro de Eventos de Salto do Lontra onde aconteceu reunião sobre o cenário atual da sanidade animal e vegetal.
O encontro foi realizado pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), juntamente com a Prefeitura de Salto do Lontra através do Departamento de Agricultura.
De acordo com a engenheira agrônoma Paula Siega a preocupação no momento é com uma nova variedade de caruru. “É uma planta daninha que tem preocupado as agências agropecuárias, principalmente por estar em um estado vizinho do Paraná, que é o Mato Grosso do Sul. Estamos fazendo diversos monitoramentos, para evitar a entrada dessa planta aqui no Paraná”, disse.
O médico veterinário Rafael Sponchiado conversou com os produtores sobre a gripe aviária, que já circula pela Argentina. Ele disse que a situação está causando preocupação no Brasil, no Paraná e também no Sudoeste Parnaense. “Nossa região produz muito frango, temos importantes abatedouros e com certeza uma possível entrada da influenza aviária irá impactar economicamente a nossa região, desde o produtor de frango, como também o produtor de grãos, de soja, de milho, que são base para a alimentação desses animais” e acrescentou “isso vai trazer um enorme prejuízo” finalizou.
O Diretor do Departamento Municipal de Agricultura, Roberto Lucietto destacou a importância de tratar esses assuntos com os produtores rurais do município. “É importante que o nosso agricultor fique ciente dos perigos que a nossa região e o nosso município correm nesses cenários. A administração municipal está sempre preocupada com os produtores e procurando sempre trazer informação, conhecimento” disse.