Secretaria Municipal de Saúde alerta população sobre febre chikungunya

07/02/2023
A Secretaria Municipal de Saúde de Salto do Lontra está alertando a população em relação a febre chikungunya. A medida foi tomada devido a um surto da doença no Paraguai e após a confirmação, na semana passada, do primeiro caso em Pato Branco.
Também na semana que passou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) emitiu alerta às 22 Regionais de Saúde para um possível aumento de casos de febre chikungunya, principalmente nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. O informativo foi enviado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) como medida de prevenção.
A Secretária Municipal de Saúde de Salto do Lontra, Jocineia Ribeiro do Nascimento disse que “em nosso município, felizmente ainda não temos caso confirmado da doença, mas precisamos ficar atentos, pois estamos em uma região muito próxima ao Paraguai” e destacou “os cuidados devem ser os mesmos quanto à dengue, ou seja, deve-se eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti que também é o transmissor da chikungunya” finalizou.
A Enfermeira e Coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Luziane Spada lembrou que “os principais sintomas da doença são febre, dores intensas nas articulações, dores pelo corpo, erupções avermelhadas na pele, dor de cabeça, náuseas e vômitos, calafrios, diarreia, dentre outros. Se alguém apresentar algum destes sintomas orientamos que procurem imediatamente atendimento médico” comentou.
DENGUE
A Secretária Municipal de Saúde Jocinéia Ribeiro do Nascimento aproveitou também para comentar sobre a dengue. Segundo ela, nos últimos dias foi registrado um caso importado da doença. “Infelizmente no primeiro semestre do ano passado enfrentamos uma epidemia de dengue. Agora já tivemos um caso importado e por isso pedimos mais uma vez a população que faça a sua parte, verifique em seus terrenos, em suas residências, enfim, se não há locais com água parada ou que possam acumular água, e façam a limpeza. Nos ajudem, a luta contra o Aedes aegypti depende de todos” e acrescentou “estamos com as nossas equipes de profissionais nas unidades de saúde sempre à disposição, mas esperamos que não tenhamos que enfrentar novamente um surto de dengue em nosso município” finalizou.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, nos próximos dias será realizado um mutirão para remoção de criadouros do mosquito.

Legenda: Na foto a Enfermeira e Coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Salto do Lontra, Luziane Spada e a Secretária Municipal de Saúde, Jocinéia Ribeiro do Nascimento.