Faleceu ex-prefeito de Salto do Lontra, João Maria

21/12/2022
O Prefeito de Salto do Lontra, Fernando Cadore decretou luto oficial de três dias no município pelo falecimento do ex-prefeito João Maria, de 90 anos de idade, ocorrido no início da manhã desta quarta-feira, 21. Ele estava hospitalizado na Policlínica São Vicente de Paula, em Francisco Beltrão.
João Maria foi o segundo prefeito de Salto do Lontra, na gestão de 1969 a 1973.
Histórico
João Maria nasceu em 02 de agosto de 1932 na cidade de Jacutinga-RS. É o sexto filho de Sebastião Maria e Catarina Polli Maria, de uma família de quinze irmãos. Filho de agricultores, João Maria também agregou a sua força do trabalho para o sustento da família na lavoura, ferraria e como carpinteiro.
Em 1952 sua família mudou-se para a comunidade Secção Jacaré, em Francisco Beltrão-PR. No entanto, seu João voltou para Jacutinga em 1955, para se casar com Tercilla Coguetto Maria, sua amada esposa.
Começaram sua vida na Secção Jacaré, onde seu João Maria voltou a trabalhar com sua família na lavoura, serraria e também no comércio.
Seu João Maria foi também muitos anos motorista do seu caminhão FNM onde transportava cargas de madeiras para Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Nesses nove anos que residiram em Jacutinga, Deus abençoou a família de seu João e Tercilla com cinco filhos: Onorino, Nery, Nelsi, Iracema e Alderi.
Seu João veio para Salto do Lontra em 1964 antes da emancipação do município.
Quando chegou, trabalhou junto com seus irmãos em oficinas mecânicas, e transportando produtos agrícolas e combustíveis.
Sempre foi um homem participante na sociedade de Salto do Lontra, colaborava nos eventos das comunidades. Também foi Vice-Presidente da Paróquia e da Cooperativa Camdul.
Já em Salto do Lontra tiveram a grata benção de mais uma filha, Soeli, completando a família de seis irmãos.
Seu João Maria foi o segundo Prefeito de Salto do Lontra, sendo eleito em 1968. Seu mandato iniciou em 1° de março de 1969 e terminou em 1° de março de 1973. Apesar das dificuldades para administrar já que havia escassez de verba para investimento, seu João Maria conseguiu desempenhar sua função voltada para o desenvolvimento e progresso do município. Realizou várias obras, como instalação de energia elétrica, calçamentos, dezenas de salas de aula, compra de maquinários, aberturas de estradas, além do término do prédio do Paço Municipal.
Seu filho Nelsi Maria (Vermelho) também foi prefeito de Salto do Lontra na gestão de 1983 a 1988. Atualmente é deputado federal. Na última eleição, em outubro, foi reeleito.
Seu neto, Matheus Vermelho se elegeu neste ano de 2022 deputado estadual.
Outro filho de seu João, Neri Maria também foi prefeito de Salto do Lontra, na gestão de 1997 a 2000. Atualmente é o vice-prefeito de Dois Vizinhos.
Seu João Maria, era devoto de Nossa Senhora Aparecida e todos os dias ia fazer suas orações junto ao pé da Santa em frente à Igreja Matriz.