Pessoas acima de 18 anos podem tomar segunda dose de reforço contra a Covid-19

Home | Boletins

Município de Salto do Lontra PR
10/11/2022
As pessoas acima de 18 anos de idade, que tenham tomado a primeira dose de reforço da vacina contra a Covid-19 há pelo menos quatro meses, podem agora tomar a segunda dose de reforço (R2) ou quarta dose. A informação foi confirmada nesta quinta-feira, 10, pela Secretaria Municipal de Saúde de Salto do Lontra.
Anteriormente, a recomendação era que essa dose fosse aplicada somente no público acima de 40 anos.
A Enfermeira e Coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Luziane Spada destacou esta novidade. “Uma notícia importante que recebemos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ampliando o público alvo para tomar a segunda dose de reforço. Um dos motivos é a disponibilidade de vacinas, já que está havendo baixa procura por parte da população. Vale ressaltar que infelizmente a pandemia ainda não acabou, mas graças a vacina houve uma grande diminuição no número de casos e na gravidade dos quadros clínicos dos pacientes, por isso, convidamos as pessoas acima de 18 anos de idade para que venham até a Sala de Vacinas na Unidade Central de Saúde no Bairro Colina Verde para deixar em dia a vacinação e quem já puder, tomar a quarta dose” e acrescentou “lembrando que a aplicação da das vacinas será realizada enquanto houverem doses disponíveis e a depender de novos envios por parte do Ministério da Saúde” disse.
Luziane lembrou ainda que “nos próximos dias deveremos receber as primeiras doses de vacinas pediátricas da Pfizer para crianças de seis a meses a menores de 03 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias). Para os bebês a recomendação é que sejam aplicadas três doses, sendo que as duas primeiras devem ser administradas com intervalo de quatro semanas e a terceira dose após oito semanas da segunda aplicação. Portanto, pais fiquem atentos e nos próximos dias também venham até a sala de vacinas” finalizou.
As doses contra a Covid-19 estão disponíveis na Sala de Vacina.
Pessoas de 18 anos de idade acima podem, portanto, tomar a quarta dose, mas desde que faça no mínimo quatro meses que tenham recebido a terceira dose ou dose de reforço.
Adolescentes de 12 a 17 anos de idade podem tomar a dose de reforço, mas desde que faça no mínimo quatro meses da última dose do esquema vacinal primário.
Crianças de 03 a 11 anos de idade também fazem parte do público alvo da campanha. Para esta faixa etária são duas doses.
E em breve também serão vacinados os bebês de seis a meses a menores de 03 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias). Nesse caso a recomendação é que sejam aplicadas três doses.
Para as pessoas de 12 anos de idade acima as vacinas estão disponíveis de segunda a sexta-feira.
Já para as crianças, ou seja, de 11 anos abaixo, as vacinas ocorrem às sextas-feiras.
Em caso de dúvidas ou para mais informações entre em contato pelos telefones 3538-1779 ou 3538-1120.
O horário de atendimento da Sala de Vacina é das 07h00 às 19h00, ininterruptamente, ou seja, sem intervalo para o almoço.

Legenda: Na foto a Enfermeira e Coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Luziane Spada.
Compartilhe:
Mapa do Site
Galeria de fotos