IDR-PR trabalha projeto abelhando na escola com alunos do AABB Comunidade

01/11/2022
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) em parceria com a Prefeitura de Salto do Lontra através da Secretaria Municipal de Educação e Fundação Banco do Brasil está desenvolvendo o Projeto Abelhando na Escola com alunos do Programa AABB Comunidade, na localidade de São Jorge, interior do município.
Ao todo já foram realizados três encontros ministrados pelo Técnico em Agropecuária do IDR-PR de Salto do Lontra, Éder Froza. Ele destaca o objetivo do projeto. “A intensão é trabalhar a questão da conscientização com as crianças, haja visto o grande aumento da mortalidade de abelhas que vem sendo observado nos últimos anos em nossa região, no estado, no país e até a nível de mundo, e uma das principais causas é o mau uso de defensivos agrícolas pelo homem. A partir daí desenvolvemos o projeto, procuramos a secretaria municipal de educação onde fomos muito bem atendidos e em seguida iniciamos os encontros com os alunos do Programa AABB Comunidade. Já tratamos de vários assuntos, como a origem das abelhas, espécies de abelhas, abelhas sem ferrão que os alunos podem inclusive ter em casa, as principais espécies de flores que é possível que as abelhas visitem, a importância social, ambiental e econômica das abelhas para a sociedade, dentre outros” disse.
Nesta segunda-feira, 31, aconteceu mais uma etapa do projeto que contou também com a presença da Secretária de Educação, Geovana Techio Lopes Belica, Coordenadora do Programa AABB Comunidade, Adriana da Rosa, alunos e professoras. Na oportunidade houve a entrega de meio quilo de mel para cada aluno, totalizando cerca de 50 quilos de mel doados pela Associação Lontrense de Apicultores e Meliponicultores (ALAMEL) e Associação dos Apicultores do Sudoeste do Paraná (ASPAR). Eder disse que “no decorrer dos nossos encontros percebemos que muitas das crianças não conheciam mel, nunca provaram mel. Então a partir daí buscamos o apoio da Alamel e da Aspar que prontamente nos atenderam e fizeram a doação desta quantidade de mel que estamos entregando aos alunos” e acrescentou “ainda no decorrer do nosso projeto iremos confeccionar com os alunos iscas para que possam capturar abelhas sem ferrão, possam quem sabe ter o seu enxame em casa, assim desenvolver o gosto pela atividade e quem sabe futuramente tenhamos grandes apicultores e meliponicultores a partir deste projeto. Além disso, também levaremos eles até o município de Verê para conhecer um dos maiores meliponários que temos na região sudoeste, do senhor Fabio Calegari. Acredito que será um dia muito proveitoso, contribuindo ainda mais com o conhecimento das crianças” finalizou.
A Secretária de Educação, Geovana Techio Lopes Belica destacou esta iniciativa. “Queremos parabenizar o Eder pelo excelente projeto abelhando na escola, algo diferente das atividades do dia a dia dos nossos alunos, mas com certeza de fundamental importância. O resultado está sendo tão positivo que já estamos pensando em realizar também em outras escolas” comentou.