Secretaria de Educação trabalha projeto Resgate a Infância, do MPT

24/08/2022
A Secretaria Municipal de Educação de Salto do Lontra realizou nesta terça-feira, 23, a entrega da premiação aos alunos que se destacaram durante a etapa municipal do Projeto Estratégico "Resgate a Infância" do Ministério Público do Trabalho.
As atividades aconteceram no mês de junho.
O projeto consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos do 5º ano das escolas municipais.
O objetivo é prevenir e combater o trabalho infantil, conscientizar, capacitar e sensibilizar professores, coordenadores pedagógicos, diretores e demais profissionais do 5º ano do Ensino Fundamental para que atuem na conscientização dos alunos, da comunidade escolar e da sociedade geral, com vistas a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalho adolescente.
O Ministério Público do Trabalho disponibilizou material em apoio aos professores e aos alunos, para estudo e aprofundamento do tema.
Os trabalhos foram divididos em três categorias: Conto, Poesia e Desenho, os quais foram analisados pela comissão julgadora municipal, que selecionou um de cada categoria.
Desenho foi selecionado o trabalho da aluna Angela Rafaela Gzik; na categoria Conto, foi escolhido o trabalho do aluno Rafael Barbosa dos Santos, ambos da Escola Rural Municipal Professora Irma Meurer Fazolin, de Pinhal da Várzea, sob a orientação da professora Silmara Gonçalves.
Na categoria Poesia foi selecionado o trabalho da aluna Maria Izabelly Koziol, da Escola Rural Municipal Padre José de Anchieta, da Linha Boeira, sob a orientação da professora Daiani Dalbosco.
A entrega da premiação ocorreu no gabinete do Prefeito Fernando Cadore. Ele destacou a importância deste projeto. “Gostaria de parabenizar todos os profissionais e alunos que participaram das atividades, e de forma especial os alunos que se destacaram. Agradecer também ao Ministério Público do Trabalho e a todos que ajudaram na realização deste importante projeto” finalizou.
Também estiveram presentes a Secretaria de Educação, Geovana Techio Lopes Belica, pedagogas Nicelda Kalkmann e Elaine Cristina Ribeiro, diretoras Indianara Cambruzzi e Cristiane Brustolin, além dos pais dos alunos.