Produtores devem atualizar rebanhos

Home | Boletins

Município de Salto do Lontra PR
17/06/2022
Termina no dia 30 deste mês de junho a Campanha de Atualização dos Rebanhos do Paraná de 2022. A atualização é obrigatória para todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie sob sua guarda.
Aqueles que não cumprirem a exigência ficarão impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que permite a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos.
A GTA somente será emitida após a atualização de todas as espécies animais existentes na propriedade (bovinos, búfalos, equinos, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes, colmeias de abelhas, entre outros).
Os produtores podem fazer a atualização no sistema online pelo site da Adapar e também presencialmente na unidade local da Adapar. Em Salto do Lontra a atualização também pode ser feita no Departamento Municipal de Agricultura.
A partir de 30 de junho, o produtor que não atualizar o rebanho estará sujeito a penalidades previstas na legislação, inclusive multas.
Lembrando também que para fazer a comprovação, o produtor deve ter o CPF cadastrado. Nos casos em que seja necessário ajustar o cadastro inicial (correção de e-mail, etc), o telefone para contato é (41) 3200-5007.
Segundo dados da Gerência de Saúde Animal, existem 158 mil propriedades no Paraná e 192 mil explorações pecuárias, sendo que as principais espécies somam, aproximadamente, 8,6 milhões de bovinos, 6,3 milhões de suínos, 20 mil aviários, 240 mil equídeos, além de outros animais.
O Paraná foi reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal, em 27 de maio do ano passado, como Área Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação. Como compromisso do Estado, há a necessidade de se realizar o cadastro de todos os animais uma vez por ano, durante os meses de maio e junho.

Com informações da Agência Estadual de Notícias (AEN-PR)
Crédito Foto: Gilson Abreu/AEN.
Compartilhe:
Mapa do Site
Galeria de fotos