Salto do Lontra inicia projeto para se tornar Cidade Amiga da Pessoa Idosa

08/06/2022
Na tarde desta terça-feira, 07, aconteceu na Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Salto do Lontra reunião intersetorial para mobilização e sensibilização em relação ao projeto Cidade Amiga da Pessoa Idosa.
O encontro contou com a presença da Vice-Prefeita Sandra Ribeiro, Professora Claudia Cândido da Silva representando o Instituto Federal do Paraná – Campus de Capanema, Secretários Municipais, Diretores de Departamentos e Servidores.
De acordo com Professora Claudia, a reunião serviu para dar os primeiros encaminhamentos quanto a elaboração do Plano de Ação. “Estivemos reunidos para mobilizar e sensibilizar todos os setores da Administração Municipal para que possamos formar um Plano de Ação que favoreça o envelhecimento saudável, ou seja, queremos criar possibilidades para que toda pessoa idosa possa circular, aprender, ser respeitada, e que tenha condição de chegar à velhice de forma plena, saudável e que seja considerada e bem recebida por todos os segmentos da sociedade” ressaltou.
Claudia explicou quais os próximos encaminhamentos. “Nós agora faremos estudos e ações semanais até que a gente construa o Plano de Ação e aprove na Câmara de Vereadores para que seja executado” destacou.
Ainda conforme professora Claudia “o Projeto Cidade Amiga da Pessoa Idosa é coordenado pela Professora Maria de Lurdes, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR de Pato Branco, e até agora já foram certificados vinte e dois municípios do Paraná. Este ano são onze municípios paranaenses que estão em processo de certificação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) fornece um selo à cidade que faz todo o planejamento, segue todo o protocolo e esse selo é Cidade Amiga da Pessoa Idosa, tornando-a reconhecida em todo o mundo como cidade que trabalha em prol do envelhecimento saudável” finalizou.
A Vice-Prefeita Sandra Ribeiro disse que, através do projeto Cidade Amiga da Pessoa Idosa, Salto do Lontra terá um olhar ainda mais especial às pessoas da terceira idade. “Realmente um projeto maravilhoso, encampado ainda em janeiro deste ano quando estávamos à frente do Poder Executivo. Tivemos em conversa com a Ani Gomes, que é uma das responsáveis também por este projeto no Paraná, e agora estamos reunindo as Secretarias e Departamentos da Administração Municipal para darmos sequência aos trabalhos visando a elaboração do Plano de Ação. Estaremos também convidando entidades e outros segmentos da sociedade para participarem e contribuírem conosco nesta grande iniciativa” e acrescentou “a nossa gestão tem um olhar muito especial às pessoas idosas. Junto com o prefeito Fernando, com os nossos vereadores, secretários, diretores de departamentos, servidores, e com a população iremos proporcionar as pessoas idosas muito carinho, saúde, dignidade e qualidade de vida” finalizou.
O projeto Cidade Amiga do Idoso é uma iniciativa conjunta da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para incentivar a promoção de ações e políticas públicas a esta população, a participação ativa dos conselhos municipais da defesa dos direitos da pessoa idosa e a realização de ações para enfrentamento das vulnerabilidades.
O Prefeito Fernando Cadore não pôde participar da reunião pois estava cumprindo agenda em Curitiba.