Covid-19: Começa aplicação de dose de reforço em adolescentes

02/06/2022
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) anunciou nesta semana o início da aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 em adolescentes, de 12 a 17 anos.
Em Salto do Lontra a Secretaria Municipal de Saúde também já está realizando a vacinação. As doses estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00, na sala de vacina na Unidade Central de Saúde, no Bairro Colina Verde.
A Enfermeira e Coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Luziane Spada lembra que “a aplicação da dose de reforço deve ser realizada após quatro meses da última dose do esquema vacinal primário. Os adolescentes devem estar munidos da carteira de vacinação da Covid, CPF e acompanhados dos pais ou responsável” explicou.
O imunizante recomendado é o da Pfizer, independente da vacina utilizada anteriormente. Se houver indisponibilidade da Pfizer, a vacina inativada Coronavac também poderá ser utilizada.
De acordo com o governo federal, existe uma tendência de redução da efetividade das vacinas contra a Covid-19 com o passar do tempo e, por este motivo, deve-se utilizar os imunizantes disponíveis para garantir doses de reforço para todos os indivíduos elegíveis. Anteriormente a dose adicional era direcionada somente para pessoas acima de 18 anos de idade, mas o Programa Nacional de Imunizações (PNI) foi alterado.
Demais faixas etárias
A Secretaria Municipal de Saúde de Salto do Lontra lembra que a vacinação contra a Covid-19, para pessoas de 12 anos de idade acima, ocorre de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00, na sala de vacina na Unidade Central de Saúde, no Bairro Colina Verde.
No caso dos idosos de 60 anos de idade acima, já está disponível, inclusive, a quarta dose, mas desde que faça no mínimo quatro meses que tenham tomado a terceira dose.
Já para as crianças de 05 a 11 anos de idade, as vacinas estão sendo realizadas às sextas-feiras, o dia todo, também na sala de vacina.
Luziane Spada reforça que “a vacina contra a Covid-19 é muito importante. Pedimos a todos que confiram as suas carteirinhas e mantenham a vacinação em dia” finalizou.
Em caso de dúvida ou para mais informações, entre em contato pelo telefone 3538-1779.

Legenda: Enfermeira e Coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Luziane Spada.