Começa aplicação de fumacê em Salto do Lontra

Home | Boletins

Município de Salto do Lontra PR
05/04/2022
Começou no final de semana a aplicação de fumacê na cidade de Salto do Lontra. De acordo com o Coordenador de Endemias, Everton Bandeira, trata-se de mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti para diminuir os casos de dengue no município. “Estamos tendo um número elevado de pessoas com dengue e iniciamos neste final de semana a aplicação de fumacê na cidade, além de várias outras ações que já viemos realizando com toda nossa equipe. Lembramos novamente que num intervalo de poucos dias deverá ocorrer várias aplicações” e orientou “pedimos aos moradores que deixem portas e janelas das residências abertas para que o inseticida possa agir também nos mosquitos que estiverem dentro das casas, orientamos que idosos e crianças permaneçam dentro das residências por no mínimo 30 minutos no momento em que o fumacê estiver sendo aplicado, os moradores que por ventura tenham caixas de abelha, mirim, pássaros, cães, gatos ou outros animais de pequeno porte os protejam no momento em que estiver sendo feita a aplicação e em seguida façam a troca da água e da alimentação do animal, também protejam seus veículos e se necessário façam a limpeza na sequência” explicou.
Bandeira lembrou também que a luta contra a dengue depende de todos. “Juntamente com toda nossa equipe viemos trabalhando com muito empenho no combate à dengue, mas essa é uma luta que depende de todos. Por isso, pedimos mais uma vez que cada morador faça sua parte. Limpem suas residências, seus terrenos, principalmente cisternas, calhas, eliminem todo e qualquer tipo de material que possa acumular água. Orientamos também que usem repelente” finalizou.
A Secretaria de Saúde orienta ainda a população que em caso de algum sintoma relacionado à dengue, procure imediatamente atendimento médico na Unidade de Saúde mais próxima de casa.
Os principais sintomas são:
- Febre alta com início súbito.
- Dor de cabeça.
- Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles.
- Perda do paladar e apetite.
- Náuseas e vômitos.
-Tonturas.
- Extremo cansaço.
- Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
- Moleza e dor no corpo.
- Muitas dores nos ossos e articulações.
Em caso de dúvida ou para mais informações entre em contato pelo telefone 3538-2422.
Compartilhe:
Mapa do Site
Galeria de fotos