Aplicação de fumacê pode começar neste final de semana

Home | Boletins

Município de Salto do Lontra PR
31/03/2022
Devido ao grande número de casos de dengue, será realizada aplicação de fumacê em Salto do Lontra. Conforme o Coordenador de Endemias, Everton Bandeira “possivelmente neste final de semana deverá ser iniciada a aplicação do fumacê em nossa cidade. Inicialmente havíamos anunciado que começaria na quarta-feira, dia 30, e posteriormente informamos que seria na próxima segunda-feira, dia 04. Porém, recebemos a informação da 8ª Regional de Saúde que há possibilidade que possa começar a aplicação já neste final de semana. Gostaríamos de dizer novamente que não depende somente de nós esta questão, mas o fato é que nos próximos dias estaremos realizando a aplicação do fumacê aqui em nossa cidade. Num intervalo de poucos dias deverá ocorrer de cinco à sete aplicações, à princípio” e orientou “pedimos aos moradores que deixem portas e janelas das residências abertas para que o inseticida possa agir também nos mosquitos que estiverem dentro das casas, orientamos que idosos e crianças permaneçam dentro das residências por no mínimo 30 minutos no momento em que o fumacê estiver sendo aplicado, os moradores que por ventura tenham caixas de abelha, mirim, pássaros, cães, gatos ou outros animais de pequeno porte os protejam no momento em que estiver sendo feita a aplicação e em seguida façam a troca da água e da alimentação do animal, também protejam seus veículos e se necessário façam a limpeza na sequência” explicou.
Bandeira lembrou também que a luta contra a dengue depende de todos. “Pedimos mais uma vez que cada morador faça sua parte no combate ao mosquito transmissor. Limpem suas residências, seus terrenos, principalmente cisternas, calhas, eliminem todo e qualquer tipo de material que possa acumular água. É hora de unirmos forças para vencermos a doença” finalizou.
A Secretaria de Saúde orienta ainda a população que em caso de algum sintoma relacionado à dengue, procure imediatamente atendimento médico na Unidade de Saúde mais próxima de casa.
Os principais sintomas são:
- Febre alta com início súbito.
- Dor de cabeça.
- Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles.
- Perda do paladar e apetite.
- Náuseas e vômitos.
-Tonturas.
- Extremo cansaço.
- Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
- Moleza e dor no corpo.
- Muitas dores nos ossos e articulações.
Em caso de dúvida ou para mais informações entre em contato pelo telefone 3538-2422.

Legenda: Na foto o Coordenador de Combate a Endemias de Salto do Lontra, Everton Bandeira.
Compartilhe:
Mapa do Site
Galeria de fotos