Transferida aplicação de fumacê em Salto do Lontra

Home | Boletins

Município de Salto do Lontra PR
30/03/2022
Nesta quarta-feira, dia 30, começaria a ser aplicado fumacê em Salto do Lontra, porém, foi transferido para a próxima segunda-feira, 04, e se necessário seguirá na terça-feira, dia 05. O Coordenador de Endemias, Everton Bandeira explicou. “O veículo do Governo do Estado que tem o equipamento para fazer a aplicação chegará de Maringá à Francisco Beltrão somente no sábado à noite. Além disso, também devido à condição climática não seria possível fazer a aplicação hoje em nossa cidade. Por isso, pedimos a compreensão da população e frisamos que não depende apenas de nós esta questão do fumacê” disse.
O horário também mudou. Será das 05h15 às 09h30 e das 17h00 às 21h30, mas em caso de condições climáticas desfavoráveis, como chuva, garoa, neblina e ventos acima de seis quilômetros por hora, dentre outras, a aplicação será transferida
Bandeira lembrou também que a luta contra a dengue depende de todos. “Pedimos mais uma vez que cada morador faça sua parte no combate ao mosquito transmissor. Limpem suas residências, seus terrenos, principalmente cisternas, calhas, eliminem todo e qualquer tipo de material que possa acumular água. É hora de unirmos forças para vencermos a doença” finalizou.
Ainda segundo a Coordenadoria de Endemias a aplicação do fumacê será feita em toda a cidade e deverá ocorrer durante cinco à sete vezes num intervalo de poucos dias.
Pede-se aos moradores que deixem portas e janelas das residências abertas para que o inseticida possa agir também nos mosquitos que estiverem dentro das casas.
Idosos e crianças devem permanecer dentro das residências por no mínimo 30 minutos no momento em que o fumacê estiver sendo aplicado.
Os moradores que por ventura tenham caixas de abelha, mirim, pássaros, cães, gatos ou outros animais de pequeno porte os protejam no momento em que estiver sendo feita a aplicação e em seguida façam a troca da água e da alimentação do animal.
Também é válida a proteção de veículos e se necessário a limpeza em seguida.
A Secretaria de Saúde orienta ainda a população que em caso de algum sintoma relacionado à dengue, procure imediatamente atendimento médico na Unidade de Saúde mais próxima de casa.
Os principais sintomas são:
- Febre alta com início súbito.
- Dor de cabeça.
- Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles.
- Perda do paladar e apetite.
- Náuseas e vômitos.
-Tonturas.
- Extremo cansaço.
- Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
- Moleza e dor no corpo.
- Muitas dores nos ossos e articulações.
Em caso de dúvida ou para mais informações entre em contato pelo telefone 3538-2422.

Legenda: Na foto o Coordenador de Endemias de Salto do Lontra, Everton Bandeira.
Compartilhe:
Mapa do Site
Galeria de fotos