Mais de 380 casos positivos de dengue

Home | Boletins

Município de Salto do Lontra PR
29/03/2022
Subiu para 382 o número de casos confirmados de dengue desde o início de fevereiro, até esta terça-feira, 29, em Salto do Lontra. Desse total, 268 pacientes já são considerados curados da doença e os demais, ou seja, 114 ainda estão em recuperação. Há ainda 43 casos em investigação e 44 pessoas testaram negativo. Portanto, já são 469 notificações da doença de acordo com dados repassados na tarde desta terça-feira, 29, pela Secretaria Municipal de Saúde. Ainda conforme a pasta, em menos de uma semana foram confirmados mais de 75 casos da doença.
FUMACÊ
A partir desta quarta-feira, dia 30, começará a ser aplicado fumacê. De acordo com a Coordenadoria de Endemias do Município, a aplicação ocorrerá das 04h00 às 08h00 e das 18h00 às 22h00 em todo o perímetro urbano. Se não for possível passar em toda a cidade, no dia seguinte haverá continuidade na aplicação, nos mesmos horários. Porém, em caso de condições climáticas desfavoráveis, como chuva, garoa, neblina, dentre outras, não ocorrerá a aplicação e será transferida para o dia seguinte.
Conforme o Coordenador de Endemias, Everton Bandeira “infelizmente os casos positivos da doença estão aumentando todos os dias e o fumacê será mais uma ação que estaremos realizando no combate à dengue. A aplicação será feita em toda a cidade e deverá ocorrer durante cinco à sete vezes num intervalo de poucos dias” e orientou “pedimos aos moradores que deixem portas e janelas das residências abertas para que o inseticida possa agir também nos mosquitos que estiverem dentro das casas, orientamos que idosos e crianças permaneçam dentro das residências por no mínimo 30 minutos no momento e após a aplicação em que o fumacê estiver sendo aplicado, os moradores que por ventura tenham caixas de abelha, mirim, pássaros, cães, gatos ou outros animais de pequeno porte os protejam no momento em que estiver sendo feita a aplicação e em seguida façam a troca da água e da alimentação do animal, também protejam seus veículos e se necessário façam a limpeza na sequência” explicou.
Bandeira reforçou também o pedido para que a população ajude no combate ao mosquito transmissor. “Estamos realizando várias ações, mas precisamos também do apoio da população, nos ajudem, façam a limpeza de suas residências, seus terrenos, principalmente cisternas, calhas, eliminem todo e qualquer tipo de material que possa acumular água. A luta contra a dengue depende de todos” finalizou.
A Secretaria de Saúde de Salto do Lontra também orienta a população que em caso de algum sintoma relacionado à dengue, procure imediatamente atendimento médico na Unidade de Saúde mais próxima de casa.
Os principais sintomas são:
- Febre alta com início súbito.
- Dor de cabeça.
- Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles.
- Perda do paladar e apetite.
- Náuseas e vômitos.
-Tonturas.
- Extremo cansaço.
- Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
- Moleza e dor no corpo.
- Muitas dores nos ossos e articulações.
Em caso de dúvida ou para mais informações entre em contato pelo telefone 3538-2422.

Legenda: Salto do Lontra se aproxima de 400 casos confirmados de dengue. A partir desta quarta-feira, 30, será realizada aplicação de fumacê na cidade.
Foto: AENpr.
Compartilhe:
Mapa do Site
Galeria de fotos