Semana que vem haverá mutirão de combate à dengue

Home | Boletins

Município de Salto do Lontra PR
17/03/2022
O Departamento de Vigilância Sanitária através da Coordenadoria de Combate a Endemias de Salto do Lontra realizará na próxima semana, de segunda a sexta-feira, entre os dias 21 e 25, mutirão de combate à dengue.
O Coordenador de Combate a Endemias, Everton Bandeira explicou como será. “Pedimos aos moradores que façam a limpeza em suas residências e em seus terrenos, recolham todo e qualquer tipo de material que possa acumular água, coloquem em sacos plásticos e deixem em frente as suas casas, pois durante a semana estaremos passando fazendo o recolhimento e dando a destinação correta. Quem utiliza cisternas, tambores ou mesmo baldes para captação de água da chuva, pedimos que retirem a água, façam a limpeza e não usem por no mínimo noventa dias” e acrescentou “após a semana do mutirão estaremos passando novamente nas residências e onde encontrarmos criadouros estaremos emitido auto termo de notificação, em seguida, se houver reincidência o morador poderá ser multado. O objetivo de todas estas medidas e outras ações que estamos realizando é a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Somente com a ajuda de todos poderemos vencer esta batalha contra a dengue” finalizou.
Em caso de dúvida ou para mais informações entre em contato pelo telefone 3538-2422.
Desde o início de fevereiro até o começo desta semana Salto do Lontra já tinha 99 casos confirmados de dengue. Desse total, 56 considerados curados da doença e os demais, ou seja, 43 ainda em recuperação, além de 44 casos aguardando resultado de exame e 07 pacientes que testaram negativo. Portanto, já eram mais 150 notificações da doença, em pouco mais de um mês, de acordo com dados repassados no início desta semana pela Secretaria Municipal de Saúde.
A pasta também orienta a população que em caso de algum sintoma relacionado à dengue, procure imediatamente atendimento médico na Unidade de Saúde mais próxima de casa.
Os principais sintomas são:
- Febre alta com início súbito.
- Dor de cabeça.
- Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles.
- Perda do paladar e apetite.
- Náuseas e vômitos.
-Tonturas.
- Extremo cansaço.
- Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
- Moleza e dor no corpo.
- Muitas dores nos ossos e articulações.

Legenda: Na foto o Coordenador de Combate a Endemias de Salto do Lontra, Everton Bandeira.
Compartilhe:
Mapa do Site
Galeria de fotos