14/02/2022
Neste ano de 2022 o contribuinte de Salto do Lontra tem duas opções para o pagamento da Taxa de Coleta de Lixo: em cota única ou parcelado.
Quem preferir pagar em cota única o prazo vence nesta terça-feira, dia 15 de fevereiro. O contribuinte deve ir até esta data (15/02) ao Departamento de Tributação junto a Prefeitura, portando uma tarifa de conta de água atualizada, e solicitar a emissão do boleto, ou também pode imprimir acessando o site do Município: www.saltodolontra.pr.gov.br.
Quem não quiser pagar em cota única, o mesmo valor da Taxa da Coleta de Lixo será dividido em dez vezes (sem acréscimo) e será cobrado automaticamente na fatura da conta de água e esgoto da Sanepar, a partir do mês de março. Nesse caso não precisa procurar o Departamento de Tributação.
Portanto, conforme a Prefeitura, para o contribuinte que pagar em cota única ou parcelado, o valor total da Taxa de Coleta de Lixo será o mesmo.
De acordo com o Departamento de Tributação, um dos benefícios é que o contribuinte tem maior prazo para pagar a Taxa, pois o valor anual, que antes era cobrado com o IPTU, agora pode ser diluído em maior número de parcelas.
A qualquer momento, a cobrança da Taxa de Coleta de Lixo pode ser excluída da conta da Sanepar. Basta ir à Sanepar e solicitar a retirada. Para tanto, é necessário apresentar a mais recente conta de água e esgoto. Porém, a exclusão não isenta o contribuinte do pagamento. Caso opte pela retirada, terá que fazer o recolhimento dos valores diretamente na Prefeitura Municipal. A falta de pagamento desta Taxa está sujeita a aplicação de multa, juros e inscrição em dívida ativa.
A arrecadação da Taxa de Coleta de Lixo na conta de água/esgoto faz parte do convênio firmado entre a Sanepar e a Prefeitura e foi autorizado pela Lei Municipal nº 322/2021.
Tais procedimentos foram estabelecidos pelo Ministério Público, por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), nos autos do Inquérito Civil – IC nº 21/09 da Promotoria de Defesa do Consumidor.
Em caso de dúvida ou para mais informações entre em contato pelo telefone 3538-1177.

Legenda: Contribuinte de Salto do Lontra pode pagar Taxa de Coleta de Lixo em cota única ou parcelada. Quem preferir pagar em cota única o prazo vence nesta terça-feira, dia 15.