IBGE realiza reunião para trator do Censo 2022 em Salto do Lontra

17/12/2021
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou na tarde desta quarta-feira, 15, na Câmara de Vereadores de Salto do Lontra reunião para tratar sobre o Censo 2022.
Esteve presente o Coordenador Regional do Censo, Delmo de Carvalho, Coordenadora de Sub Área, Elizangela Borsoi e membros da Comissão Municipal Censitária - com representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal.
Delmo de Carvalho disse que esta reunião serviu para dar os primeiros encaminhamentos quanto aos trabalhos. “Neste primeiro encontro nós tratamos sobre o objetivo do Censo, a preparação do posto de coleta e conclamando os membros da comissão sobre a responsabilidade deste trabalho que será realizado” e acrescentou “muito importante que no Censo 2022 toda a população esteja ciente da importância de sua participação, respondendo às perguntas que serão feitas para que o município possa ter um quadro real da situação dos moradores” destacou.
INSCRIÇÕES ABERTAS
O IBGE abriu nesta quarta-feira, 15, as inscrições do processo seletivo para contratar 183.021 recenseadores que vão trabalhar na coleta de informações do Censo Demográfico 2022. São vagas de nível fundamental distribuídas em 5.297 municípios do país. Para Salto do Lontra há treze vagas. As inscrições vão até 29 de dezembro de 2021. A prova será aplicada no dia 27 de março de 2022.
Também estão abertas até o dia 29 de dezembro 18.420 oportunidades para agente censitário supervisor e 5.450 para agente censitário municipal, ambas de nível médio. Para Salto do Lontra são três vagas para agente censitário supervisor. A prova será realizada também em 27 de março. As inscrições para recenseador e agentes censitários podem ser feitas no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
DEVOLUÇÃO DA TAXA DO PROCESSO SELETIVO CANCELADO
A devolução da taxa de inscrição do processo seletivo simplificado do Censo 2021, cancelado em outubro, pode ser solicitada no Portal do IBGE. O valor será restituído em até 40 dias após a solicitação. A orientação vale também para ressarcimento aos inscritos na seleção do Censo 2020.
CENSO 2022
No ano que vem, cerca de 213 milhões de habitantes, em mais de 70 milhões de domicílios, serão visitados pelos recenseadores nos 5.570 municípios do país. A pesquisa revelará entre outras informações, as características dos domicílios, identificação étnico-racial, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento. Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do País.
Para mais informações acesse:www.ibge.gov.br.

Legenda: Na foto o Coordenador Regional do Censo 2022 do IBGE, Delmo de Carvalho, durante reunião nesta semana em Salto do Lontra.