Covid-19: Secretaria de Saúde anuncia vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos

22/09/2021
A Secretaria Municipal de Saúde de Salto do Lontra realizará vacinação contra Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 22, pelo secretário Valdecir Baldessar. “Após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar que vacinação de adolescentes deve ser decidida por estados e municípios, e depois de o Secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto dizer que os municípios que tiverem doses disponíveis, remanescentes, para vacinação de adolescentes podem avançar na imunização, estamos comunicando a nossa população que iniciaremos a vacinação dessa faixa etária. Primeiramente, a partir desta quinta-feira, 23, em adolescentes de 12 a 17 anos, que tenham comorbidade, como por exemplo, obesidade, diabete, hipertensão, imunossupressão, portador de necessidade especial, entre outras, mediante comprovação médica e acompanhados dos pais ou responsáveis. Recentemente nós realizamos um cadastramento e quem já fez o cadastro pode ir até a sala de vacina na Unidade Central de Saúde, no Bairro Colina Verde, para ser imunizado. Através dos dados do cadastro nossa equipe também estará entrando em contato. Se tiver alguém que se enquadra neste público alvo, de 12 a 17 anos com comorbidade, e ainda não se cadastrou, deve ir até a sala de epidemiologia ao lado da secretaria de saúde, próximo à Prefeitura, falar com a enfermeira Luziane Spada ou entrar em contato com a agente de saúde de sua região para que também possa receber a vacina” destacou.
Quanto aos demais adolescentes, que não possuem comorbidade, Valdecir explicou que a vacinação começará neste sábado, dia 25. “Para os adolescentes em geral, sem comorbidade, iniciaremos a vacinação neste sábado, das 08h30 às 10h30 da manhã, ou enquanto houverem doses disponíveis. Primeiramente para quem tem 17 anos completos. Será no Centro de Eventos, em frente ao Fórum Eleitoral. Todos devem estar acompanhados dos pais ou responsável e munidos do CPF. Gestante nesta faixa etária, de 17 anos, pode procurar a Unidade de Saúde onde realiza o pré-natal, de segunda a sexta-feira, no período da manhã” e acrescentou “faremos primeiramente para quem tem 17 anos completos. Posteriormente será para a faixa etária de 16 anos, em seguida 15 anos, e assim sucessivamente, de forma decrescente, até chegarmos aos 12 anos completos” e acrescentou “também neste sábado, dia 25, teremos vacinação de primeira e segunda dose no Centro de Eventos. Será das 13h00 às 17h00. A primeira dose é para pessoas de 18 anos completos, acima - enquanto houverem doses disponíveis. Será a última etapa de primeira dose para esta faixa etária. Todos devem estar munidos do CPF. Já a vacinação de segunda dose é para as pessoas que tem a data de 25/09 anotada na carteirinha, mas quem já deveria ter tomado a segunda dose e perdeu a data, também pode ir neste sábado, dia 25, ao Centro de Eventos. Devem estar munidos da carteirinha de vacinação da Covid” completou.
DOSE DE REFORÇO
A Secretaria Municipal de Saúde também começou nesta quarta-feira, 22, a aplicação da dose de reforço contra Covid-19. Será de segunda a sexta-feira, no período da manhã, das 07h30 às 11h30, na sala de vacinas na Unidade Central de Saúde, no Bairro Colina Verde.
A enfermeira e coordenadora de epidemiologia, Luziane Spada explica quais os grupos preconizados. “É para pacientes de 18 anos acima que tenham alto grau de imunossupressão, ou seja, que tenham alguma condição que diminui a sua imunidade, como por exemplo imunodeficiência grave, quimioterapia para câncer, transplantados em uso de drogas imunossupressoras, portadores de HIV/Aids, que fazem uso de corticoides em dose de 20 miligramas por dia de prednisona ou equivalente por 14 dias, pacientes em hemodiálise, pacientes com doenças imunomediadas crônicas, enfim. Todos devem apresentar comprovação médica. O intervalo para a dose de reforço deve ser de no mínimo 28 dias da última dose do esquema básico, ou seja, da segunda dose ou para quem tomou a vacina de dose única” e acrescentou “também estamos aplicando dose de reforço em idosos de 70 anos acima. Nesse caso, o intervalo deve ser de no mínimo seis meses da última dose do esquema básico, ou seja, da segunda dose ou para quem por ventura tenha tomado a vacina de dose única. As pessoas dessa faixa etária podem vir até a sala de epidemiologia ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, próximo a Prefeitura, trazendo junto a carteirinha de vacinação da Covid-19 para agendar a data da dose de reforço. Quanto aos idosos que estejam acamados, pedimos que entrem em contato conosco pelo telefone 3538-1779 que iremos até a residência para aplicar a vacina” concluiu.
Dentre os medicamentos que os pacientes com imunossupressão fazem uso estão, metotrexato, leflunomida, microfenolato de mofetila, azatiprina, ciclofosfamida, ciclosporina, tacrolimus, biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, canakinumabe, golimimabe, certolizumabe, abatacepte, secukinumabe, ustekinumabe), inibidores de JAK (tofacitinibe, baracitinibe e upadacitinibe).
O Secretário de Saúde, Valdecir Baldessar reforçou o pedido quanto aos cuidados de prevenção. “A pandemia ainda não acabou, por isso pedimos que a população continue seguindo as orientações das autoridades sanitárias, principalmente mantendo os cuidados de higiene, uso de máscara e evitando aglomerações” finalizou.
Em caso de dúvidas ou para mais informações entre em contato pelo telefone 3538-1779.

Legenda: Na foto o Secretário de Saúde de Salto do Lontra, Valdecir Baldessar. Município irá iniciar a vacinação contra Covid-19 em adolescentes. (Foto Arquivo)