Realizada Conferência Municipal de Assistência Social

19/08/2021
Na tarde desta quarta-feira, 18, foi realizada no Centro de Eventos de Salto do Lontra a XIV Conferência Municipal de Assistência Social, tendo como tema geral “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.
A Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Márcia Franz disse que foi um momento muito importante. “Seguindo os protocolos de saúde e segurança contra a Covid-19, tivemos uma conferência bastante proveitosa, com a participação de representantes de entidades, setores públicos e pessoas da comunidade, as quais queremos agradecer pela contribuição com ideias e sugestões visando melhorarmos cada vez mais o trabalho, as ações desenvolvidas na área da assistência social” enfatizou.
Na conferência foram trabalhados cinco eixos temáticos:
- A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.
– Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
- Controle social: o lugar da sociedade civil no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a importância da participação dos usuários.
– Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.
– Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.
O Prefeito Fernando Cadore disse que “a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) desenvolvem um trabalho muito importante no dia a dia e esta conferência serve para estarmos melhorando cada vez mais estes serviços que são oferecidos à nossa população. Agradecemos a todos que estiveram presentes e parabenizamos pela organização da conferência” destacou.
Também estiveram presentes na abertura da conferência a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Fabiane Deitos, representando o escritório regional da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná, Marina Ventura, e o Vereador Ibanes da Silva (Naza).
O palestrante foi Antônio Sergio Curione – Mestre em Serviço Social.
Na Conferência Municipal também foram selecionadas propostas que serão levadas a Conferência Estadual no mês de outubro. Posteriormente será realizada a Conferência Nacional.