Doadores de sangue recebem certificado

01/12/2020
Três moradores de Salto do Lontra que mais doaram sangue neste ano de 2020 foram homenageados nesta segunda-feira, 30, na Prefeitura Municipal e receberam certificados através da Secretaria de Estado da Saúde, Hemonúcleo Regional de Francisco Beltrão e Secretaria Municipal de Saúde.
São eles: Ida Banck, Valmor Pessetti e Ludgero Mensor.
O Prefeito Maurício Baú os parabenizou. “Doar sangue é um ato de nobreza. Parabéns a estes três doadores que se destacaram neste ano. Agradecemos também aos demais moradores do nosso município que são doadores e pedimos a quem ainda não é, que também se torne um doar e ajude a salvar vidas” disse.
A Secretária de Saúde Elaine Gonçalves destacou esta homenagem feita a estes três doadores. “Uma forma de reconhecimento por eles serem comprometidos com algo tão importante que é doar sangue. Parabéns a eles e obrigado a todos que são doadores” disse.
Também estiveram presentes na entrega dos certificados o atual vice-prefeito e prefeito eleito Fernando Cadore, enfermeira e responsável pela captação dos doadores de sangue no município juntamente com as agentes comunitárias de saúde, Fernanda de Lima Ribeiro, e o prefeito eleito de Nova Esperança do Sudoeste, Jaime Stang que também estava prefeitura de Salto do Lontra em reunião com o prefeito Maurício Baú.
Dentre os requisitos básicos para ser doador de sangue estão:
- ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos.
- estar em boas condições de saúde.
- pesar no mínimo 50 kg.
- estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
- estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
- e apresentar documento original com foto recente.
Mais informações na secretaria municipal de saúde ou pelos telefones (46) 3538-2422, 3538-1120, 3538-1523, 3538-2371 e 9-9125-6151.