Secretaria de Saúde faz algumas mudanças em relação ao atendimento devido à Covid-19

05/06/2020
A Secretaria de Saúde de Salto do Lontra fez algumas mudanças e adequações relacionadas ao atendimento à população devido a pandemia do novo coronavírus. A Secretária Elaine Gonçalves explicou estas alterações. “Devido a pandemia da COVID 19, uma situação diferente que se apresenta em nosso sistema de saúde pública, algumas mudanças, adequações de fluxo nos atendimentos foram necessárias, porém temos a preocupação quanto a outros agravos e doenças que necessitam de atenção das equipes de Estratégia de Saúde da Família e considerando a atual condição epidemiológica do município juntamente com nossa equipe de Atenção Primária de Saúde respeitando as medidas de prevenção e controle recomendadas de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e Regional de Saúde, estamos adequando o fluxo de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde retornando de forma gradativa. Os atendimentos estão sendo agendados com horários espaçados nas agendas de forma a evitar aglomeração nas unidades. Pedimos a colaboração da população respeitando os horários agendados para que seja possível mantermos o distanciamento entre as pessoas no ambiente das unidades. A presença de acompanhantes está restrita, somente um acompanhante por paciente. Em casos que tenha essa necessidade (crianças, idosos, pessoas com dificuldade de locomoção) as pessoas que vierem até as Unidades Básicas devem usar máscaras. Na porta de entrada de cada unidade contamos com um profissional de saúde fazendo o acolhimento e orientação aos pacientes” disse.
Elaine lembra também que nesta semana foi retomado o atendimento na Unidade de Saúde do Bairro Itaipu. “Seguindo esta organização, retornamos na segunda-feira, 01, os atendimentos com a equipe de saúde na unidade do Bairro Itaipu, seguindo todos os cuidados/medidas de prevenção, agendamento de consultas médicas, exames preventivos, realização de visitas domiciliares, curativos, medicações sob indicação médica, atendimentos odontológicos de urgência. O agendamento e informações também podem ser feitos através do telefone (46) 3538-2138”.
Elaine explica como está sendo o atendimento na Unidade Central, no Bairro Colina Verde. “Na unidade do Bairro Colina Verde estão mantidos os atendimentos aos pacientes que não apresentem sintomas respiratórios/gripais, sendo consultas médicas, pediatra, cardiologista, farmácia, sala de vacinas, pré-natal, exames ECG, agendamento de exames preventivos, atendimentos odontológicos de urgência”.
Elaine informa também sobre os atendimentos de fisioterapia. “Os atendimentos de fisioterapia estão retornando de forma gradativa, priorizando os pacientes pós-operatórios, e os demais seguindo a ordem da fila de espera. Estão sendo feitos agendamentos em horários espaçados e os pacientes avisados via contato telefônico a data e horário do atendimento”.
Elaine orienta ainda os pacientes que apresentarem algum tipo de sintoma respiratório. “Os atendimentos para os pacientes que apresentam sintomas respiratórios/gripais permanecem sendo realizados no Pronto Atendimento, em ambiente separado dos demais. Em caso de apresentar algum tipo de sintoma respiratório procure o pronto atendimento municipal ou ligue nos telefones 9-9125-6151, 3538-1003 ou 9-9134-7985“.
Elaine reforça também as orientações quanto aos cuidados de prevenção ao novo coronavírus. “Aproveitamos a oportunidade para reforçar a toda população que continuem seguindo as orientações de prevenção a COVID 19, mantendo os cuidados simples na nossa rotina como lavar as mãos com maior frequência usando água e sabão ou álcool gel 70% e usar máscaras sempre que necessário sair de casa. Cada um deve fazer a sua parte para evitar a propagação do vírus no município. Contamos com a colaboração de todos. A Secretaria Municipal de Saúde com toda nossa equipe de profissionais está a disposição de toda população para prestar informações necessárias e priorizando sempre um atendimento e qualidade aos munícipes” finalizou.