População deve ficar atenta e ajudar no combate a dengue

24/04/2020
Subiu para 250 o número de casos de dengue desde o início do ano em Salto do Lontra. Os dados foram confirmados nesta quarta-feira, 22, pela Secretaria Municipal de Saúde e referem-se ao período iniciado em janeiro, ou seja, somente neste ano.
A enfermeira Daiane Techio, coordenadora de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde reforça o pedido para que a população ajude no combate ao Aedes aegypti. “Em relação as últimas semanas está diminuindo o número de notificações de novos casos de dengue em nosso município, mas ainda estamos tendo confirmações, por isso reforçamos novamente o pedido para que a população verifique seus terrenos, suas residências, e elimine todo e qualquer tipo de material que possa acumular água. As nossas equipes estão realizando todo o trabalho também e com a ajuda de todos poderemos vencer esta luta. Devemos se prevenir do coronavírus, mas não podemos nos esquecer da dengue” finalizou.
Na semana que passou a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria da Dengue, realizou pulverização de inseticidas com UBV Costal contra a dengue em vários locais em que há maior incidência de casos confirmados nos últimos dias.
No Paraná já são 128.405 casos de dengue. Até o momento 111 óbitos foram registrados – aumento de 6 mortes em uma semana. Os dados constam no boletim divulgado nesta semana pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná e referem-se ao período iniciado em julho do ano passado.
Os principais sintomas da dengue são:
- Febre alta com início súbito.
- Dor de cabeça.
- Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles.
- Perda do paladar e apetite.
- Náuseas e vômitos.
-Tonturas.
- Extremo cansaço.
- Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
- Moleza e dor no corpo.
- Muitas dores nos ossos e articulações.

Legenda: Na foto a enfermeira Daiane Techio, coordenadora de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde.