Pulverização contra a dengue

15/04/2020
A Secretaria Municipal de Saúde de Salto do Lontra, através da Coordenadoria da Dengue, está realizando nesta semana pulverização de inseticidas com UBV Costal contra a dengue.
O coordenador de combate à dengue no município, Everton Bandeira, disse que esta é mais uma ação de combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti.
“Infelizmente temos muitos casos de dengue em nossa cidade. Recebemos uma quantidade de inseticida e estamos fazendo a aplicação em vários locais em que há maior incidência de casos confirmados nos últimos dias. Pedimos aos moradores que deixem suas residências abertas para que possamos adentrar e fazer a aplicação do produto” e acrescentou “também reforçamos novamente o pedido para que a população faça a coleta e destinação correta de todo tipo de material que possa acumular água, mantenham seus terrenos limpos, pois somente com o empenho de todos é que poderemos vencer esta luta”, finalizou.
Até a semana passada Salto do Lontra tinha 218 casos confirmados de dengue. Outros ainda estão sendo investigados através de exames. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde e referem-se ao período iniciado em janeiro deste ano.
No Paraná já são 114.711 casos de dengue. Até o momento 105 óbitos foram registrados – aumento de 27 mortes em uma semana. Os dados constam no boletim divulgado nesta terça-feira, 14, pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.
Os principais sintomas da dengue são:
- Febre alta com início súbito.
- Dor de cabeça.
- Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles.
- Perda do paladar e apetite.
- Náuseas e vômitos.
-Tonturas.
- Extremo cansaço.
- Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
- Moleza e dor no corpo.
- Muitas dores nos ossos e articulações.