Quase 100 alunos recebem certificado de formatura do Proerd

25/05/2022
Com a presença de autoridades, alunos, professores, pais e familiares, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 25, no Centro de Eventos de Salto do Lontra a formatura do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.
Quase 100 alunos de sete turmas do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino receberam os certificados. Desde o dia 23 de fevereiro eles tiveram dez encontros - um por semana, com a instrutora Soldado Jaqueline Rocha.
A filosofia do Proerd consiste em prevenir o uso de drogas entre crianças e adolescentes, resistir às pressões de amigos e outros, reforçando sua autoestima, além de desenvolver lições de cidadania.
Como parte das atividades em sala de aula, cada aluno produziu uma redação demonstrando seus conhecimentos adquiridos durante o curso. Posteriormente foi escolhido o texto de um aluno por turma para a solenidade de formatura, por melhor retratarem o que significou o Proerd em suas vidas, e na sequência foram escolhidas duas redações para serem lidas ao púbico. Os alunos que tiveram suas redações escolhidas ganharam um leãozinho de pelúcia (mascote do Proerd).
Durante a solenidade também houve pronunciamentos das autoridades e juramento dos alunos assumindo o compromisso de ficarem longe das drogas e da prática de violência.
Ao final, todos receberam o certificado.
A formatura do Proerd contou com a presença do Prefeito Fernando Cadore, Primeiro Sargento Juliano Bandeira representando o Comandante do 3º Pelotão da 2ª Cia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária - o Primeiro Tenente Lucas Habsbaert Machado, Chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Salto do Lontra Márcio Machry representando o Promotor de Justiça Dr. Eduardo Mariano Valezin de Toledo, Secretária Municipal de Educação Geovana Techio Lopes Belica, Comandante do 3º Pelotão da Polícia Militar de Salto do Lontra - Terceiro Sargento Ademir Anhaia, além de outros policiais militares.
Proerd
O Proerd é aplicado por policiais militares que são selecionados e formados por profissionais da área de educação, onde atuam em sala de aula em um período letivo, uma vez por semana, durante uma hora aula, sendo desenvolvido em dez lições.
O Programa é aplicado em parceria com o Município, a Secretaria de Educação e as Escolas. Hoje conta com três currículos. No currículo do 5º ano as crianças aprendem como dizer não às drogas e o mal que estas causam no organismo, e também diz não à violência, como por exemplo, o bullying.
No Paraná o Proerd está presente na Rede de Ensino Pública e Privada desde o ano 2000 e já formou aproximadamente dois milhões de alunos.