Covid-19: Salto do Lontra inicia segunda-feira vacinação em idosos de 89 anos

19/02/2021
A Secretaria Municipal de Saúde de Salto do Lontra inicia na próxima segunda-feira, 22, a vacinação contra Covid-19 em idosos de 89 anos. As doses serão aplicadas na Unidade Básica de Saúde do Bairro Itaipu e poderá ser pelo sistema de drive-thru – o paciente que for de carro não precisará sair do veículo.
De acordo com o Secretário de Saúde, Valdecir Baldessar, serão disponibilizadas 30 doses da vacina CoronaVac. “Há alguns dias recebemos 70 doses para serem aplicadas em idosos acima de 90 anos. Concluímos esta etapa e sobraram 30 doses que agora serão aplicadas em idosos de 89 anos, depois 88 anos, e assim por diante, de forma decrescente, conforme protocolo no Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. Porém, se ainda tiver algum idoso com mais de 90 anos que não recebeu a vacina é só nos procurar na Secretaria Municipal de Saúde ou nos telefonar” e acrescentou “para esta vacinação nos idosos de 89 anos faremos através de agendamento. Pedimos que entrem em contato pelos telefones 3538-1120 ou 3538-1523. Os frascos de vacinas são de 10 doses cada, assim que abrirmos um frasco temos até 8 horas para que sejam aplicadas e por isso faremos este agendamento com o intuito de agilizar a vacinação” disse.
Valdecir também destacou que “na semana que vem deveremos receber mais doses de vacinas e assim que forem chegando estaremos informando a nossa população para que todos possam ir sendo imunizados. Sabemos que ainda são poucas doses que foram enviadas ao município e por isso pedimos a compreensão dos nossos munícipes” e lembrou dos cuidados de prevenção “aproveitamos também para reforçar novamente que a população continue tomando os cuidados de prevenção, principalmente quanto a higienização, uso de máscara e evitar aglomerações” finalizou.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde os idosos devem levar documentos pessoais e é importante que também estejam munidos da carteira de vacinação.
Mais informações pelos telefones 3538-1120 ou 3538-1523.
Até o momento Salto do Lontra recebeu 205 doses de vacinas contra a Covid-19. São 145 da Coronavac produzida pelo laboratório chinês Sinovac cujo esquema de vacinação é de duas doses com intervalo de 14 a 28 dias entre elas. E mais 60 doses da vacina produzida pela Universidade de Oxford em parceria com o Laboratório AstraZeneca, que também deve ser em duas doses, porém, com intervalo de 120 dias.
As primeiras doses que chegaram ao Município foram aplicadas em profissionais da área da Saúde. Agora o público alvo está sendo os idosos, conforme cronograma do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde.

Legenda: Na foto o Secretário de Saúde de Salto do Lontra, Valdecir Baldessar.