Covid-19: Salto do Lontra recebe vacina da AstraZeneca

25/01/2021
Salto do Lontra recebeu na manhã deste domingo, 24, mais 60 doses de vacina contra a Covid-19. Dessa vez desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com o Laboratório AstraZeneca.
O Prefeito Fernando Cadore e o Vereador Valdecir Baldessar estiveram no aeroporto em Francisco Beltrão para retirar as vacinas. A entrega foi feita pelo Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto e contou com a presença de outras autoridades.
Fernando Cadore destacou este momento. “Aos poucos a vacina está chegando ao nosso município para que possamos superar a pandemia. Iniciamos a vacinação na semana passada dos profissionais que estão atuando na linha de frente de combate à Covid seguindo o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e em conformidade também com a Secretaria de Estado da Saúde” e acrescentou “é o começo da vacinação e assim que as doses forem chegando os demais grupos populacionais também serão imunizados” finalizou.
O Vereador Valdecir Baldessar comentou sobre este segundo lote de vacinas entregue ao município. “Estamos cada vez mais confiantes que logo tudo volte ao normal” disse.
Terça-feira da semana passada, dia 19, Salto do Lontra recebeu 72 doses do primeiro lote formado pelo imunizante CoronaVac do laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. A CoronaVac, cuja vacinação já iniciou, deve ser aplicada em duas doses, com intervalo de 14 a 28 dias.
A vacina da AstraZeneca também deve ser em duas doses, porém, com intervalo de 120 dias.
Fases de vacinação
Segundo o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, que segue a mesma linha do Plano Nacional de imunização (PNI) do Ministério da Saúde, a primeira etapa da vacinação é composta por profissionais que aplicarão as vacinas, pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os profissionais que atuam nos locais, população indígena e todos os trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus.
Na sequência o Estado do Paraná planeja vacinar pessoas com 80 anos ou acima desta idade, pessoas entre 75 e 79 anos e assim sucessivamente até aqueles que tem idade variando entre 60 e 64 anos.
Na terceira fase a vacina deverá ser aplicada em pessoas com comorbidades, que possuem doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras.
De acordo com o Governo do Estado, com a quantidade de doses disponibilizadas até o momento e as que chegarão nos próximos meses, seguindo a ordenação por grupos prioritários, a previsão é vacinar em torno de 4 milhões de pessoas até maio de 2021. A vacinação ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada durante todo o ano. A intenção é vacinar todos os paranaenses acima de 18 anos ainda em 2021.

Legenda: Na foto o Secretária de Estado da Saúde, Beto Preto, o Prefeito de Salto do Lontra, Fernando Cadore e o Vereador, Valdecir Baldessar.