Salto do Lontra inicia vacinação contra Covid-19

19/01/2021
Exatamente às 20h09 desta terça-feira, 19, foi aplicada a primeira dose da vacina CoronaVac contra a Covid-19 em Salto do Lontra. A enfermeira Luziane Spada, de 37 anos, foi a primeira pessoa do município a ser imunizada. A aplicação foi feita pela enfermeira Daiane Techio, em um ato simbólico na sala de vacina na Unidade Central de Saúde, no Bairro Colina Verde, minutos depois que as primeiras 72 doses chegaram à cidade trazidas de Francisco Beltrão.
A entrega das vacinas ocorreu no início da noite na 8ª Regional de Saúde. O Prefeito Fernando Cadore, a Secretária Municipal de Saúde Elaine Gonçalves, o Vereador e futuro Secretário Municipal de Saúde, Valdecir Baldessar e a Enfermeira Luziane Spada foram buscar as doses. Houve escolta da Polícia Militar.
Luziane comentou sobre este momento. “Me sinto privilegiada, lisonjeada e até um pouco aliviada por estar recebendo a dose da vacina e por saber que estando imunizada poderei continuar atuando no combate à pandemia e atendendo a nossa população” disse.
O Prefeito Fernando Cadore destacou este dia histórico. “Um dia marcante. Estamos muito contentes em receber as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 para que possamos ir superando esta pandemia” e acrescentou “pedimos a compreensão da população pois neste primeiro momento serão vacinados os profissionais da saúde que estão atuando na linha de frente da Covid. Estaremos seguindo o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde, e aos poucos os demais grupos populacionais deverão ser imunizados” finalizou.
A Vice-Prefeita Sandra Ribeiro não pôde estar em Francisco Beltrão na retirada das vacinas na 8ª Regional de Saúde devido à outra agenda, mas esteve presente no momento em que a primeira dose foi aplicada na enfermeira Luziane Spada. “É um momento muito importante, um dia muito esperado. As primeiras doses são para os profissionais da área da saúde, mas esperamos que em breve outros grupos também sejam imunizados” disse.
A Secretária de Saúde, Elaine Gonçalves comentou sobre a chegada das primeiras doses da vacina contra a Covid-19. “Um momento histórico e especial para nossa região e para o nosso município. Após vários meses de pandemia, agora uma boa notícia com a chegada das primeiras vacinas. Esperamos que em breve mais doses sejam disponibilizadas para que outras pessoas sejam imunizadas” destacou.
O Vereador e Futuro Secretário Municipal de Saúde, Valdecir Baldessar também falou sobre este momento. “Gostaria primeiramente de me solidarizar com as pessoas que perderam familiares devido à Covid-19. Com a chegada da vacina, mesmo que ainda poucas doses, já é um começo, é uma esperança que nasce para vencermos a luta contra o vírus e podermos aos poucos voltar à nossa vida normal” concluiu.
A vacina CoronaVac foi produzida pelo laboratório chinês Sinovac. O esquema de vacinação é de duas doses com intervalo de 14 a 28 dias entre elas. Portanto, nos próximos dias deverão ser enviadas mais 72 doses à Salto do Lontra.
Fases da Vacinação
Segundo o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, que segue a mesma linha do Plano Nacional de imunização (PNI) do Ministério da Saúde, a primeira etapa da vacinação é composta por profissionais que aplicarão as vacinas, pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os profissionais que atuam nos locais, população indígena e todos os trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus.
Na sequência o Estado do Paraná planeja vacinar pessoas com 80 anos ou acima desta idade, pessoas entre 75 e 79 anos e assim sucessivamente até aqueles que tem idade variando entre 60 e 64 anos.
Na terceira fase a vacina deverá ser aplicada em pessoas com comorbidades, que possuem doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras.
De acordo com o Governo do Estado, com a quantidade de doses disponibilizadas até o momento e as que chegarão nos próximos meses, seguindo a ordenação por grupos prioritários, a previsão é vacinar em torno de 4 milhões de pessoas até maio de 2021. A vacinação ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada durante todo o ano. A intenção é vacinar todos os paranaenses acima de 18 anos ainda em 2021.

Legenda: A enfermeira Luziane Spada recebe a primeira dose da vacina CoronaVac contra a Covid-19. A enfermeira Daiane Techio foi quem fez a aplicação. O Prefeito Fernando Cadore, a Vice-Prefeita Sandra Ribeiro, a Secretária de Saúde, Elaine Gonçalves e o Vereador e futuro Secretário de Saúde, Valdecir Baldessar estiveram presentes.