Confirmado primeiro caso de Covid-19

12/06/2020
Salto do Lontra tem o primeiro caso positivo do novo coronavírus. Trata-se de uma mulher, de 44 anos, residente no interior do município. A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira, 12, pela Secretaria Municipal de Saúde, após o Laboratório Central do Estado (Lacen), em Curitiba, divulgar o resultado do exame.
De acordo com a pasta, a paciente procurou o Pronto Atendimento. Devido aos sintomas e por critério clínico, foi coletado material para exame na segunda-feira, 08, e nesta sexta-feira, 12, saiu o resultado – positivo para Covid-19.
Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde a mulher não teria histórico de viagem, ou seja, não teria saído do Município.
A pasta informou também que o quadro clínico é estável. Ela e seus familiares estão em isolamento domiciliar, recebendo acompanhamento dos profissionais de saúde.
Em sua rede social o Prefeito Maurício Baú falou sobre este primeiro caso confirmado de Covid-19 no Município e reforçou o pedido para que a população siga as orientações das autoridades de saúde quanto à prevenção.
Até a manhã desta sexta-feira, 12, Salto do Lontra está com 1 caso confirmado do novo coronavírus, 1 caso suspeito – de um rapaz de 25 anos, morador da cidade (aguardando resultado de exame no Lacen), e 03 casos descartados.
SINTOMAS
Os principais sintomas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, são semelhantes aos de um resfriado, como febre, congestão nasal, coriza, dor de garganta, tosse seca, dificuldade para respirar e insuficiência renal nos casos mais graves. Esses sintomas, geralmente, são leves e evoluem gradualmente.
FORMAS DE PREVENÇÃO
Alguns cuidados básicos ajudam a reduzir o risco de contrair ou transmitir o novo coronavírus: lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão ou álcool em gel, incluindo os pulsos, entre os dedos e embaixo da unha; limpar os objetos mais manuseados com álcool em gel; manter os ambientes sempre ventilados e arejados, e cobrir a boca e o nariz com o braço ou um lenço descartável ao tossir ou espirrar.
Também é importante não compartilhar objetos pessoais, como toalhas, talheres, canetas e celulares; evitar lugares com muita concentração de pessoas; não tocar o nariz, olhos e boca antes de lavar as mãos e não cumprimentar as pessoas com abraços, beijos e apertos de mão.
TRANSMISSÃO
A transmissão do coronavírus costuma ser pelo contato com pessoas infectadas, por meio de secreções como gotículas de saliva, espirro tosse ou catarro. O vírus pode se disseminar por meio do toque ou aperto de mão ou pelo contato com objetos ou superfícies contaminadas, como aparelhos eletrônicos, talheres, notas de dinheiro, entre outros.
TELEFONES
A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza os seguintes números de telefone para atendimento à população:
- Unidade Central de Saúde do Bairro Colina Verde: (46) 3538-1120, 3538-1523, 3538-2371 e 9-9125-6151.
- Unidade de Saúde do Bairro Itaipu: 3538-2138.
- Pronto Atendimento: 3538-1003 ou 9-9134-7985.